Intral - Iluminação Inteligente

Acontece


27/10/20 - Imprensa

O que levar em consideração na hora de escolher a iluminação da sua casa ou ambiente profissional?

No momento de decidir qual a iluminação mais adequada para sua casa ou para o ambiente profissional diversos fatores devem ser levados em conta, entre eles o Fluxo Luminoso e a Potência. Esses dois elementos impactam diretamente na economia de energia elétrica e, por isso, vamos ajudá-lo a saber qual a solução ideal em iluminação para o seu ambiente.

 

·      Qual a diferença entre potência e fluxo luminoso?

 

Há alguns anos as lâmpadas incandescentes eram compradas por Watts, ou seja, de acordo com a sua potência. Éramos acostumados a comprar lâmpadas de 40, 60 e 100 Watts. Existia, então, um entendimento que quanto mais potência tinha o produto, mais a lâmpada iluminava.

 

O Watt (W) é a unidade que indica o consumo de energia. Ele representa a potência da lâmpada ou luminária, ou seja, quanto ela irá consumir de energia elétrica para iluminar o seu ambiente.

 

Já o fluxo luminoso diz respeito à quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa, em outras palavras, o quanto de luz uma lâmpada ou luminária consegue irradiar para todas as direções. Quanto mais fluxo luminoso, mais iluminação no ambiente. Sua unidade de medida é o lúmen (lm).

 

A razão do fluxo luminoso pela potência nos dá a eficiência luminosa (lm /W). Quanto mais fluxo luminoso (lm) e menos potência (W), mais o dispositivo ilumina com menos consumo de energia, ou seja, mais eficiente ele é.


Com a tecnologia de LED é possível oferecer um alto fluxo luminoso com menos potência do que tecnologias anteriores, o que torna uma ótima opção para redução do consumo de energia elétrica.

 

A mudança de cultura vem sendo gradual e, para auxiliar o consumidor a entender essa evolução, as equivalências de fluxo luminoso são informações obrigatórias na embalagem de lâmpadas LED. É uma base para que o consumidor saiba o que está comprando e consiga comparar produtos de forma justa.

 

  • Por que investir em lâmpadas LED é mais econômico?

 

 

Veja um exemplo de economia:

Em uma casa com 5 cômodos em que as lâmpadas fiquem acesas em média 4 horas por dia.

 

  • Lâmpada Incandescente

1 lâmpada

Consumo: 60W

Fluxo Luminoso: 810lm

60W * 4h * 5 lâmpadas * 30 dias = 36000W (36kWh)

 

  • Lâmpada de LED

1 lâmpada

Consumo: 9W

Fluxo Luminoso: 810lm

9W * 4h * 5 lâmpadas * 30 dias = 5400W (5,4kWh)

36 – 5,4 = 30,6 kW de economia por mês (367,2 kWh por ano)

R$ 0,85 custo do kWh residencial

R$ 312,12 de economia em um ano.


#Dica da Intral: fique atento aos lúmens na embalagem!

 

A indicação da Intral é que ao escolher o seu sistema de iluminação, seja lâmpadas ou luminárias, confira sempre o fluxo luminoso.  A explicação é que: quanto mais lúmens e menos potência, mais a lâmpada irá iluminar, e por consequência irá consumir menos energia.

 

Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para as próximas publicações? Envie um comentário pelas nossas redes sociais.
 

Facebook

Instagram

Linkedin